Alguns tipos de investigação particular, como a conjugal, empresarial e investigação de paternidade ou investigação pensão alimentícia pode haver no processo uma motivação judicial por trás da contratação de um detetive particular. Por essa razão, não são incomuns, as dúvidas de clientes interessados nesses tipos de investigação que desejam saber se as provas coletadas durante o processo podem ser utilizadas em um processo judicial.

O investigador possui um compromisso com os meios legais de investigação, não realizando nenhum tipo de procedimento que coloque em risco a legitimidade e legalidade das provas coletadas durante o processo de investigação. Dessa forma, todo o material coletado durante o caso pode ser usado para sustentar um processo judicial, caso este seja o desejo do cliente.

Leis ao cumprimento Judicial

O processo de execução atualmente é considerado um grande obstáculo ao Poder Judiciário, seja pela dificuldade de se encontrar o devedor, seja pelo esforço para localizar valores ou bens que satisfaçam a dívida existente, ou em ordem de família como pensão alimentícia, divorcio litigioso e empresarial.

Para isso e colocado ao processo uma investigação particular levantando toda e qualquer tipo de prova que venha fazer cumprir o processo judicial, como a atual residência da pessoa a ser processada.

Assim toda e qualquer prova obtida através de uma investigação particular no decorrer do processo e valida para solucionar o caso.

Como e Feita uma investigação de Cumprimento Judicial

Caso tenha o desejo de utilizar as provas coletadas durante a investigação em um processo judicial, o cliente pode explicar essa situação para o detetive desde o início, solicitando alguns tipos específicos que provas que reforcem o processo.

Os tipos mais comuns de provas coletadas durante uma investigação são as fotos, vídeos e áudios, além de documentação complementar dependendo do tipo de caso em andamento. Entretanto, provas adicionais podem ser necessárias e, nesse caso, podem ser solicitadas ao detetive particular antes ou durante o processo.

Esses cuidados durante o processo garantem que o detetive mantenha o profissionalismo e respeite tanto à ética da profissão quanto às leis vigentes. Da mesma forma, garante a legalidade de todas as provas coletadas.

.